top of page
Buscar
  • Célio Marcos Coelho

O que é fita de arquear e quais suas aplicações?

A fita de arquear possui diversos tipos e todos eles auxiliam no fechamento de embalagens plásticas. Ela também é muito utilizada para empacotamentos médios, leves e pesados (dependendo do tipo), fechamento de caixas e demais aplicações industriais e logísticas. Conhecida como Cinta de Arquear, seu uso irá depender do tipo de fita, visto que pode atender a diversas necessidades da empresa. Com tamanha importância, entenda melhor sobre a fita de arquear, quais são os tipos e suas aplicações no mercado lendo esse post.


O que é a fita de arquear e qual sua aplicação?


As fitas de arquear auxiliam em um fechamento resistente e seguro para embalagens diversas, proporcionando eficiência e qualidade no momento do transporte ou armazenagem da carga. Utilizar esse método é uma forma de obter resultados mais eficientes e baratos do mercado.

Por ser resistente elas permitem a lacração e movimentação das cargas e até mesmo possui capacidade de reserva contra choques, pois absorve os movimentos bruscos que ocorrem durante o transporte.


Esse tipo de sistema de arqueação com fitas é muito utilizado em vários ramos da indústria para fechar e unitizar cargas, como por exemplo, na indústria alimentícia, farmacêutica, materiais de construção (tijolos, blocos de concreto, telhas), setor gráfico (jornais impressos, revistas nos distribuidores, papel em tamanho fólio, brochuras, catálogos, etc), setor moveleiro, metal mecânico, entre outros.


Quais são os tipos de fitas de arquear?


Existem alguns tipos de fitas de arquear, com diferentes aplicações, resistência, medida e características, sendo que os principais são:


Fita de arquear PP (Polipropileno)


Esse tipo é fabricado com resina de polipropileno (PP), um material 100% reciclável e com boa performance para fechamento de lacração de qualquer tipo de produto. Além disso, esse material possui fácil utilização e é resistente às diversas condições climáticas. Sua aplicação é mais indicada para arqueação que não necessite de grande resistência, como caixas, travamento de blocos e cerâmicas, arqueações leves (entre 100 a 500 kg), etc. Ele pode ser aplicado manualmente, com aparelhos ou em aplicações automáticas. Inclusive seu custo benefício é muito bom, pois é muito fácil de manusear, além de oferecer segurança durante as arqueações.


Fita de arquear em PET (Poliéster)


Essas fitas são mais utilizadas para arqueação em pallets e produtos mais pesados os quais precisam de maior resistência a rupturas e alto nível de tensionamento. Ela é fabricada com poliéster puro ou reciclado, melhorando ainda mais o custo-benefício e atraindo muitos compradores. Em alguns casos é possível até mesmo substituir a fita de aço pela fita de arquear em PET devido à maior segurança durante a aplicação e facilidade de armazenagem, evitando assim acidentes com os colaboradores.


Como falado, sua principal aplicação é na paletização, na qual possui a principal função de unir a carga e prevenir o deslocamento do produto no momento do manuseio e transporte. A aplicação pode ser feita por máquinas automáticas ou aparelhos com solda a fricção. Seus principais benefícios são adaptação nas diferenças entre os ambientes e condições climáticas, ocupam menos espaço do que fitas de aço reduzindo o custo de transporte e armazenagem, alta durabilidade, resistente a impactos, alta força de tensão, não possui bordas afiadas, seu índice de contração é acima do esperado, fácil manuseio e diminui os riscos de acidentes.


Fita de arquear reciclada


Essa fita é mais recomendada para se utilizar em embalagens de produtos mais leves e que não necessitam de uma arqueação muito resistente. Ele pode ser aplicado com um aparelho ou até mesmo manualmente com uma fivela plástica. Sua utilização está muito presente em confecções, malharia, metalurgia, auto peças e em revestimentos cerâmicos.


Quais os benefícios?


Os principais benefícios das fitas de arquear são:


Fácil utilização e material resistente às variações climáticas;

Fechamento de embalagens eficiente;

Alta qualidade e segurança para a carga durante seu transporte ou armazenagem;

Muito versátil, podendo ser utilizada em diversos ramo, desde empresas pequenas até grandes indústrias;

Alta resistência para lacrar e impedir a movimentação de cargas;

Reserva contra choques.


Por fim, é importante deixar claro que para uma arqueação segura e livre de qualquer risco deve-se realizar a verificação do peso e o tamanho do volume que será arqueado, pois assim é possível decidir com clareza e segurança qual o tipo de fita e largura correta que será utilizada.

É de suma importância considerar sempre a qualidade do produto ofertado e não apenas o baixo preço, visto que em muitos casos essas fitas podem ser produzidas com matéria prima inferior e consequentemente baixo custo. Isso faz com que o prejuízo seja muito maior, pois pode ocorrer rachaduras nas fitas, levando ao rompimento e em seguida queda e danos às cargas durante o transporte.


Por isso, escolha uma empresa de confiança e qualidade, pois o investimento será garantido e a probabilidade de ocorrer qualquer acidente será muito menor, aumentando a credibilidade de sua marca e entregando ainda mais valor ao cliente.






ESTOPACK EMBALAGENS

231 visualizações0 comentário
botão whats.png
bottom of page